Depoimento sobre Bettas
Eu tenho betas a cerca de 1 ano, e  desde o princípio que os adoro, são peixes muito belos e fascinantes.O  beta é um peixe  sociável com as outras espécies, menos com os da sua espécie, pois os  machos são extremamente agressivos uns com os outros. Daí o nome de  "Combatente" ou "peixe-Briga". As lutas de betas é ainda muito praticada  na Ásia e principalmente na Tailândia, apesar de ser proibido em alguns  países.
O ambiente ideal para os betas e para que ele se  sinta bem , a água do aquário deve estar a 27ºc com um PH ligeiramente  ácido entre os 6,7 e 6,9. O aquário deve ter bastantes plantas onde  algumas sejam plantas flutuantes. Num aquário comunitário onde se  encontre um beta, convém que os outros habitantes não sejam muito maior  que ele, pois os betas como têm umas barbatanas muito grandes e vivas os  outros peixes têm tendência a mordiscá-las.
Apesar destas condições,  os betas, também se podem manter em frascos ( daqueles de geleia). È  assim que eu tenho os machos, pois as fêmeas tenho-as num aquário  comunitário, isto para impedir que haja brigas entre eles. A água dos  frascos costumo mudar 5 em 5 dias, em que tenho um garrafão de 20L com  água já com o produto anti-cloro. Dentro dos frasco deve-se pôr uma  plantas resistente.
Quando você vai a uma loja comprar um beta (isto  para todos os peixes), deve reparar se tem um aspecto adoentado: 
1-se  tem as barbatanas rasgadas ou podres;
2-se ele se situa no fundo do  aquário muito quieto;
3-se apresenta pontos brancos;
4-se  apresenta tufos de algodão pelo corpo;
Se verificar que o beta  apresenta algum destes aspectos então não compre, pois se o levar doente  o mais provável é morrer num espaço curto de tempo.
A  reprodução de  betas
A reprodução de betas não é muito difícil, até pelo contrario,  é muito interessante e divertido.Eu comecei por colocar a água até 7cm  de altura num aquário de 19L. Coloquei um suporte flutuante (no meu caso  foi uma taparoer, mas se for um bocado de esferovite também serve),  para ajudar a suportar o ninho do macho. A temperatura convém estar  entre os 26ºc a 28ºc. Depois coloca-se o macho no aquário, e a fêmea  dentro de um frasco de vidro (o frasco também deve tar dentro do  aquário). O macho e a fêmea deverão ter uma alimentação muito rica, pois  ambos desperdiçarão muita energia.Passado mais ou menos umas horas o  macho comecerá a construção do ninho. Quando o ninho já tiver um  diâmetro de 5cm (isto passado 3 ou 4 dias), o macho começa a fazer uma  espécie de dança para a fêmea, onde esta faz o mesmo. Quando você vir  que a fêmea apresenta umas linhas verticais sobre o corpo, então estará  na altura de juntar o casal. O macho irá atrás da fêmea para a conduzir  para debaixo do ninho onde se dá os abraços nupciais (este processo pode  demorar horas). No processo do abraço nupcial, são libertados centenas  de ovos, em que o macho os apanha e os coloca no ninho. Quando vir que a  fêmea se mantêm quieta num dos cantos do aquário, então retire-a senão o  macho vai ataca-la para proteger os ovos. Passado umas 48 horas os ovos  eclodem, ficando assim os pequenos alevins colados no ninho na posição  vertical. Nos primeiros 3 dias de vida os alevins alimentam-se do saco  vitelino, e quando você vir que eles começam a ficar na posição  horizontal , então dê-lhes insunfúrios ou um liquido próprio ( no meu  caso usei um liquido da jbl próprio para alevins ovíparos). Depois  deverá tirar o macho, pois ele comecerá a comer os alevins. A partir de  uma semana e meia de vida , deverá dar artemia recem-eclodida.  Precauções: evite abrir a tampa do aquário durante os primeiros 20dias.  Se tudo correr bem eles crescerão rapidamente, e quando eles tiverem  5meses já se poderão reproduzir-se.
Autor: Andre Peixoto 
Inserido  em: 03-11-2004 17:17:32
Criar Betta é muito facil, consegui  tirar uma geracao toda d um aquario de 2 litros, aqui vao umas dicas q  nao foram lidas mas aprendidas na marra msm ahahah. Pegue um aquario  qualquer, quanto maior melhor, nao presisa ser aburdamente grande, eu  utilizo um de 20cm X 20cm X 20cm, pode colocar cascalho e plantas, mas  nao muitas, dps corte um pedaco quadrado de izopor, o mais fino q  conseguir, 5 cm X 5 cm esta bom, coloque esse izopor dentro do aquario,  coloque o macho la, coloque um recipiente transparente, eu utilizei um  bercario d peixe, mas pode ser uma garrafa de coca cortada, ou um  daqueles mini aquarios q vc ve o betta dentro nas lojas de animais,  coloque a femea dentro desse recipiente, espere o macho construir o  ninho q ele vai fazer rapidamente, escolha a femea mais gorda q  conseguir, nao a maior, mas a mais gorda, dps da contrucao do ninho  junte a femea, o macho vai bater bastante nela, ateh q ela seja  conduzida para de baixo do ninho, la eles se "abracarao", esse "abraco"  ocorrera varias vezes, o macho sempre recolhera os ovos e os colocara  nas bolhas, no meu caso essa copula dura por um dia, ateh q acabe os  ovos da femea, ai o macho ira tentar matar-la, por isso esta na hora d  retirar-la, deixe o macho para cuidar do ninho , retire ele apenas 2  semanas depois, o macho cuidara dos filhoes quando esses nascerem, os  filhotes nao saberao nadar, assim o macho pegara qualquer um q cair no  fundo e colocara d volta no ninho, nao eh bom ter um nivel d agua muito  alto, porque a pressao pode matar os filhotes, depois de 3 dias do  nascimento comece a alimentar os filhoes, no comeco perdi muitos filhoes  porque nao sabia como alimenta-los, aprendi uma maneira d criar um  microrganimo q eles comem, muito facil d criar, coloque duas folhas de  alface no sol, depois d um ou dois dias coloque as folhas dentro de um  recipiente com agua no escuro, espere uns dois ou tres dias, nasceram  animais minusculos q poderam serem dados aos filhotes de pouco em pouco,  em 3 meses jah se pode reproduzir eles, uma outra boa dica eh trocar a  agua do aquario dos filhoes d 2 em 2 dias, retire de 30 a 70% da agua do  aquario e renove-a porque os filhotes liberaram hormonios na agua q  impedira q seus irmaos crescam, deixando o aquario semrpe com agua nova  eles cresceram rapidamente. bom acho q eh isso, assim podem c divertir  bastante misturando cores e vendo o resultado nas crias. 
ALGUMAS  INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES MUITO ÚTEIS
A "corte" entre os Bettas às  vezes pode ser bastante violenta... Fique atento, ou as fêmeas poderão  sofrer muito desta violência...
Às vezes, a fêmea é dirigida pelo  macho para debaixo do ninho com violência... Isso é só às vezes.
Para  a reprodução, tanto o macho, como a fêmea devem ser "maduros" e  principalmente a fêmea deve estar "redonda" e cheia de ovos... De casal  para casal, observamos diferenças de relacionamento afetivo,  comportamento e cumplicidade... O gostoso da criação é isso...Cada  acasalamento tem sua peculiaridade.
É claro que será o seu dever de  criador conhecer cada macho seu. No entanto, em geral, mantenha o pai  junto com os filhotes até que estes já comecem a nadar livremente.
O  primeiro acasalamento, tanto para macho, como para a fêmea deve  acontecer apenas quando eles tiverem com 5 ou 6 meses de idade  (maturidade sexual).
Quando filhotes, machos e fêmeas podem ser  confundidos. Com 45 dias de idade já é mais fácil distinguir o sexo dos  Bettas.
E importante sempre você fazer pequenas experiências com  novos tipos de alimentos tanto para os filhotes como para os adultos...  Desta forma você descobrirá sempre novas opções de nutrição...
A  princípio, para você iniciar uma criação de Bettas, não pense logo em  adquirir matrizes muito bonitas, e caras... Adquira qualquer Betta, de  qualquer cor e procure reproduzi-los...
É importante você  fazer criações-piloto  (experimental) para apenas concluir certos manuseios e interferências  que são importantes de serem feitas pelo criador (piscicultor)... Ao  adquirir matrizes de algum criador idôneo, escolha peixes de 3 a 5 meses  de vida...
Peça apoio aos vizinhos e familiares ... Vá  colecionando vidros de maionese e de conservas... Você irá precisar de  muitos na criação dos Bettas.
O Betta é um peixe meio sensível a  fungos, principalmente na boca... Fique atento... Como anti-fungos você  pode usar: Azul de metileno, sal grosso...
O crescimento dos filhotes  Bettas não é homogêneo.., observe isso e para evitar o canibalismo,  periodicamente, vá separando os peixes maiores dos menores, colocando os  machos nos vidros individuais e as fêmeas juntas.
Evite deixar  fêmeas separadas, como as machos, pois elas poderão ficar agressivas em  futuras reproduções... As fêmeas devem viver juntas pois ficam mais  sociáveis. Mantenha em um aquário a proporção de 2 fêmeas / litro...  Enquanto você não conseguir distinguir o sexo dos Bettas, apenas vá  separando-os por tamanho em vários aquários com vários Bettas do mesmo  tamanho juntos.
Se um casal cruzou bem uma vez, normalmente cruzará  bem sempre... Apenas evite cruza-los mais de uma vez por mês... A fêmea  após o parto deve ser bem alimentada e o macho após ser separado dos  filhotes deve ser também bem alimentado... É certo pensar que fêmeas bem  alimentadas e cuidadas podem desovar a cada 15 dias, e quanto mais ela  reproduz, mais ela cresce.
O casal reprodutor é bom estar bem  alimentado antes do acasalamento, e de preferência com alimentos vivos  (Tubifex, Artemia ou Larvas de mosquito)...
Os machos novos que estão  cuidando de sua primeira ninhada não devem ser assustados, pois poderão  comer todos os alevinos.
Para você sempre ter bons descendentes,  evite nos cruzamentos a mistura de casais de cores diferentes.
Normalmente  o resultado é filhotes não tão bonitos como os pais... Mesmo assim,  vale a pena você de vez em quando tentar estes cruzamentos... O  resultado às vezes é ótimo...Tente.
Note que os primeiros alevinos a  se formarem numa ninhada são os melhores e devem ser separados para  futuras matrizes... A precocidade é um sinal de bom Betta.
Não se  preocupe se você observar fezes brancas no fundo do aquário durante o  período reprodutivo... É resultado dos ovos fungados que o macho come. O  macho elimina dos ovos normais e bons os fungados.
Fêmeas mais  velhas que os machos, ou grandes, podem bater neles... Cuidado... Evite  cruzar machos muito jovens com fêmeas velhas, pois se ele for do tipo  agressivo poderá matar a fêmea.
Conforme a quantidade de ovos, o  macho pode aumentar ou seu ninho, ou reforça-lo ainda mais...O macho  fica 24 horas preocupado com o ninho.
Após a absorção do saco  vitelino pelos filhotes, eles caem constantemente no fundo do aquário, e  o macho fica freneticamente recolocando-os no ninho... Com isso, o  ninho começa a se desfazer, pois o macho fica sem tempo para reforçar o  ninho...
Bettas que não se desenvolvem bem nos primeiros estágios de  vida e ficam pequenininhos em comparação aos irmãos, no futuro, não  atingirão seu máximo desenvolvimento, isso mesmo que a alimentação seja  intensificada...
Mutações às vezes ocorrem na reprodução do Betta...  Você coloca para cruzar um casal de mesma linhagem, e entre os filhotes  algum nasce de outra cor, com o tipo de nadadeira diferente... Separe o  peixe mutante se o seu padrão é bonito...
A mutação ocorre, mas o  mais difícil é a fixação de uma mutação, pois irá exigir do criador  cruzamentos sucessivos tomando como base o peixe mutante, para  verificarmos posteriormente se novos descendentes dele, ou dos filhos  dele, ou dos netos dele, adquirem a mesma característica fenotípica  (aspecto externo)...
Na escolha de um bom macho para você colocar no  aquário de criação, observe se ele em seu aquário individual está  tentando constantemente construir um ninho de bolhas...Este é um bom  macho.
Cuidado... Machos menores que as fêmeas não conseguirão dar o  abraço nupcial e ainda podem apanhar delas...
Entre as fêmeas,  escolha uma de tamanho menor que o macho (não muito menor), bem  gordinha, com um pontinho branco para fora no seu ventre (no oviduto) e  no seu corpo exista listas horizontais bem definidas... Em fêmeas muito  claras, estas listas não aparecem...
Uma boa dica: quando as listas  na fêmea estão na posição vertical, é sinal que a fêmea está totalmente  submissa à "paquera" do macho.
E ao contrário, quando a fêmea não  quer, ou não está preparada para o acasalamento, ou não quer aceitar o  macho, ela permanece em geral mostrando suas listas na horizontal, o seu  nadar é mais ofegante e fica sempre com as nadadeiras fechadas e ainda  fica escondida do macho (no cantinho do seu vidro que está mergulhado no  aquário de criação).
Às vezes acontece do macho ignorar a fêmea.  Percebe-se isso quando cruzamos machos de cores puras e básicas com  fêmeas muito claras...
E conveniente você armazenar uma grande  quantidade de água descansada e se possível instale sua criação em uma  pequena estufa, pois no inverno os Bettas, que estão em vidros  individuais, sofrem muito com o frio, pois se forem criados em qualquer  lugar, o frio do ambiente será o frio da água dos peixes.
Água  descansada: água retirada da torneira e deixada durante 3 dias  descansando em um recipiente aberto (galão, caixa d'água...)
Se você  pretende criar Bettas continuamente, é necessário você cria-los em  estufas (leia no Guia n  2 , criação prática do Lebiste, as  características de uma estufa).
É bom que pelo menos 1 vez por  semana, a água de todos os vidros de Bettas seja trocada... Este  procedimento faz o Betta crescer mais rápido e evita que a água torne-se  ácida (a água descansada é alcalina) e com isso as nadadeiras podem  desfiar... Em água ácida notamos que as nadadeiras tem tendência a se  desfiar (as vezes até "colam"), pois a água do pequeno pote fica com  níveis altíssimos de amônia... A troca portanto, é cansativa, mas muito  útil para a saúde dos Bettas... É cansativa pois imagine você limpando  1000 vidros...
Existem desovas em que o macho come todos os ovos e há  casos de fêmeas que abortam ovos... Quanto ao caso dos machos, isto  pode ocorrer caso ele perceba que os ovos estão fungados e esta é uma  forma de ação que a própria natureza e o instinto do animal determina...  Mas se esta atitude for uma constante e nós sabemos que os ovos estão  bons e o casal é um excelente exemplar (em cores, em variedade), devemos  retirar não só a fêmea, mas também o macho logo após a desova... Vamos  baixar a coluna de água para 2 cm e instalar uma pedra porosa muito  fraquinha (deve dar para contar as bolhas) e pingue algumas gotas de  azul de metileno (ou outro fungicida qualquer) na água.
Às vezes esta  atitude de comer os ovos torna-se hereditária e portanto devemos deixar  de lado e não reproduzirmos mais os machos que comem os ovos, pois os  filhotes serão também devoradores de ovos.
Quanto às fêmeas que  abortam, isto pode ocorrer caso nós a deixemos muito tempo sem desovar e  após uma tentativa de acasalamento mal sucedida (pois a fêmea fica com  medo do macho e fica com medo de fracassar na desova), ela  posteriormente poderá abortar ovos...
Em outros casos, fêmeas que  demoram muito para desovar consomem seus próprios ovos (o organismo  assimila os ovos) e você percebe que ela emagrece.
Se macho e fêmea  estiverem juntos em um aquário, a desova ocorre em 24 horas... Se passar  de 72 horas e a desova não ocorrer, troque de fêmea...
Nunca é  demais lembrar que é importante você conhecer intimamente cada Betta  seu... Uns machos comem os filhotes, outros não... Alguns toleram a  fêmea após a desova, outros não... Algumas fêmeas ajudam os machos na  colocação dos ovos desovados no ninho... E assim por diante...
Às  vezes um macho é muito bom, bonito, colorido, lindas nadadeiras, só que  não sabe ou não gosta de fazer ninhos... neste caso, proceda nas fases  normais de criação, só que no momento da desova, transfira o casal para  outro aquário onde um outro Betta fez um ninho... Tente isso... Dá  certo... É certo que os Bettas albinos e brancos são péssimos  construtores de ninhos.
Saiba que Bettas jovens fazem ninhos maiores e  que a qualidade da água influi na construção de um bom ninho.
ANATOMIA
VARIEDADES  DE CORES - Iridescência significa luminescência . Quando citarmos as  cores metálicas, estamos dizendo que são cores iridescentes. Podemos  encontrar machos:
Selvagens:
Cor marrom amarelada, com reflexos  azuis metálicos e três listas longitudinais escuras no corpo. As  nadadeiras não são muito grandes e a caudal éarredondada. 
Criados  pelos Aquaristas: 
- Verde (P) 
- Azul (P) 
- Azul Marinho 
-  Branco 
- Rosa Brilhante 
- Roxo 
- Vermelho (P) 
- Rosados  de nadadeiras vermelhas 
- Preto (P) (Melano) (Normalmente são  compostos por uma cor base azul ou vermelho com as extremidades do corpo  preta. Os compostos melânicos não se formam no corpo inteiro, somente  na cabeça e nas bases das nadadeiras... 
- Laranja 
- Violeta 
-  Amarelo (Desapareceu toda pigmentação vermelha) 
- Butterfly (Corpo  de uma cor e nadadeiras de outra e ausência de pigmentação nas bordas  das nadadeiras). 
- Albino 
- "Celofane" (característica de  albino, com o corpo e as nadadeiras brancas, só que os olhos não são  vermelhos). 
- Creme (P) 
- Cambodia (Ausência de pigmentação  escura no corpo. Ex.: corpo creme, nadadeiras vermelhas ou com 2 cores  distintas). 
- Mármore (Corpo e as nadadeiras branco leitoso com  pigmentação negra e manchas). 
Cruzamentos: Experiências Feitas 
-  Mármore x mármore = celofane ou cambodia negro 
- Azul aço x azul  aço = azul esverdeado ou azul-real 
- Azul metálico x verde = azul  metálico 
- Verde x verde = todos verdes 
- Verde x azul = 50%  verdes, 50% azuis 
- Azul x azul = 25% azul metálico, 50% azuis, 25%  verdes 
- Azul x azul metálico = azul metálico 
NOTAS:
Qualquer  que seja a variedade de cor do Bettas, as nadadeiras ventrais do macho  são sempre vermelhas 
Os Bettas machos albinos são geralmente muito  fracos, não constróem bons ninhos e geralmente não enxergam muito bem. A  maior parte deles tem o corpo e as nadadeiras deformadas. Já as fêmeas  albinas são mais fortes e saudáveis e algumas até reproduzem bem... 
(P)  significa cores puras. Algumas cores puras podem ser encontradas  salpicadas por "impurezas" de outras cores. Ex.: Vermelho comum com  reflexos azuis ou verdes, Vermelho inteiro com colorido bem vivo 
Existem  as cores associadas 
- Cambodia - Corpo creme e nadadeiras azuis,  verdes ou vermelhas 
- Marmorato - Manchas pretas pelo corpo e  nadadeiras (Betta mármore)
- Borboleta - Manchas coloridas nas  nadadeiras (Butterfly)
Existem variedades com 
- Nadadeiras longas
-  Cauda dupla (o peixe fica com 2 caudas e é normalmente acompanhada de  uma dorsal com maior número de raios e maior).
Todas as Variedades de  Cor tem um padrão de hereditariedade bem determinado no Betta, que nos  permite praticar uma criação bem dirigida... Mãos à obra.. 
Fique  atento... As vezes as nadadeiras ficam fechadas no Betta e isso ocorre  quando a água está muito ácida. Por isso é que as trocas constantes são  importantes. 
Os Bettas, dependendo da linhagem, podem ter tamanhos  diferentes quando adultos: Existem os pequenas machos, de 4 cm... Os  médios, de 6 cm (que parecem ser os melhores reprodutores)... E existem  os grandes, de 8 cm que não são muito bons na reprodução, além de não  construírem ninhos de boa estrutura. 
ALIMENTAÇÃO DOS ALEVINOS
Os  filhotes ficam no ninho, grande fonte de oxigênio, durante 3 a 4 dias,  absorvendo o saco vitelino como alimento. Quando já estiverem nadando,  na horizontal, retire o pai e inicie o processo de alimentação aos  alevinos...Neste início de vida a boca do Betta é minúscula.
Eles  apreciam após a absorção do saco vitelino: 
- Infusórios (1   alimento...) 
- Micro-vermes 
- Artemia salina recém-eclodida  (leia o guia n  2. Criação Prática do Lebiste) 
- Gema de ovo coada,  seca e pulverizada (dar após 15 dias de nascido) 
- leite em pó  integral (em pequenas doses para não turvar a água) 
- Água verde  (que se forma em tanques externos em que vivem carpas e Kinguios. É uma  água rica em algas do tipo espirulina). 
PLÂNCTON E INFUSÓRIOS
Plancton  são animais e vegetais que vivem em suspensão na água, e sem locomoção  própria suficientemente forte.
É formado por animais como os  Cladóceros, Rotíferos, Protozoários, e por vegetais como as micro algas,  a Euglena (água verde), etc...
Há estudos que indicam que um alevino  viverá bem se diariamente consumir de 10 a 20 micro crustáceos (que  pode ser rotíferos, artemias)...
É importante sabermos que os animais  do plancton (o Zooplancton) se alimentam de algas clorofíceas e de  bactérias (que são de origem vegetal... é o fitoplancton).
São  considerados infusórios: paramecium, rotífero (?), ciliofora, protozooa,  ciliado, asquelmintos e são abundantes em águas estagnadas, charcos,  etc... (Em águas ricas em matéria orgânica vegetal em decomposição).
São  pequenos animais unicelulares (protozoários) da classe Ciliata e em  gera1 são microscópicos embora alguns, como o Paramecium caudatum,  possam ser vistos a olho nu (de 0,15 a 0,3 mm).
Os  infusórios são  ideais como alimento para os alevinos de Bettas até 5 dias após a  completa absorção do saco vitelino pelo filhote... Depois disso, dê só  artemia salina recém eclodida.
O período mais importante na criação  são os 30 primeiros dias.
Melhor do que coletar infusórios em seus  habitats de origem, cujo perigo é grande de trazermos juntos água  contaminada ou alguns agentes patogênicos (causadores de doenças),  podemos cultivar infusórios em casa.
Cultive infusórios em vidros  (pode ser plástico neutro) não muito grandes. Deixe-os ao sol.
OPÇÕES:
Água  descansada + folhas secas de alface ou couve, ou + folhas de alface  esmagada, ou 
+grãos de cereais (ex. : trigo),ou 
+ casca seca,  preta e mofadade banana, ou 
+ fezes de galinha ouperiquito, ou 
+  casca de nabo seca ao sol,ou 
+ algumas gotas de leite, ou 
+  levedura de cerveja 
Se o cheiro ficar muito forte após alguns dias  de cultivo, troque parte da água.
Os infusórios se multiplicam muito  rapidamente e em 3 - 4 dias já temos alguns milhões deles.
Saiba que  quanto mais alta a temperatura ambiente, mais rápida ser  a reprodução e  crescimento do número de infusórios... A iluminação não deve ser muito  intensa para evitar uma proliferação exagerada de algas. Outra forma de  dar inicio à cultura de infusórios é colocar na cultura a água que  escorre de um vaso de plantas que não foi adubado com adubo mineral  (esta  água é rica em infusórios).
Prepare várias culturas de  infusórios e dê uma colher de sopa (3 vezes ao dia) aos filhotes, que  deixará a água ligeiramente turva.
Nas culturas todo dia acrescente a  quantidade de água que foi retirada ou evaporou...
ALIMENTANDO  JOVENS E ADULTOS
Conforme os Bettas forem crescendo, vá variando o  cardápio, oferecendo os alimentos dados aos adultos...
A digestão do  Betta é muito rápida, por isso se você alimenta-lo de 2 em 2 horas, você  terá Bettas crescendo muito rapidamente. O ideal numa criação normal é 3  refeições ao dia.
O metabolismo digestivo dos Bettas, tanto nos  adultos, como nos alevinos funciona melhor de manhã, por isso se você  for alimentar o seu Betta apenas uma vez ao dia, faça-o sempre de manhã.
Apesar  do tubifex ser um alimento muito gorduroso para os peixes, é visível  que os Bettas crescem mais rápido se alimentados com tubifex  diariamente...
É conveniente colocarmos os caramujos Melanoides  tuberculata em aquários de criação... Eles nos ajudam na faxina do  aquário, se alimentando de restos de comida ou alimentos vivos não  consumidos, que caso venham a morrer no tanque podem poluir a água.
AS FASES DA CRIAÇÃO
Aquário de Criação - Tamanho 50x30x30 com tampa e  sem cascalho de solo...Coluna de água = 8 a 12 cm. Após a eclosão baixe  para 6 cm. Coloque sob o vidro do fundo do aquário uma cartolina preta.  Isso ajuda o macho a ver os ovos. Instale uma lâmpada de l5 W. Instale  um aquecedor se necessário... A luz pode ficar acessa 24 horas por dia  durante uns 10 dias. Isso ajuda o macho a cuidar do ninho.
Deixe  algumas plantas soltas no aquário. Para evitar fungos em excesso nos  ovos, pingue 1 gota / l0 litros, de um fungicida (à venda nas lojas).  Temperatura: 26   29   C. Coloque o aquário em um lugar calmo e  tranqüilo para o casal não se assustar.
Coloque o macho previamente  escolhido, no aquário... O Betta anteriormente estava em seu vidro (ou  aquário) individual...
Coloque a fêmea em um vidro e mergulhe (em  banho-maria) o vidro no aquário. Isto é feito para o macho não atacar a  fêmea de imediato, pois a principio, ele não perceberá que ela é fêmea.  Escolha uma fêmea compatível com o macho.
O macho fará o ninho de  bolhas. Tamanho: varia muito de macho para macho. Em geral, diâmetro = 3  a 7 cm, e 5 ou 6 camadas espirais de bolhas (um conjunto de bolhas de  ar e espuma provocada por uma espécie de saliva do macho). Tempo: a  feitura do ninho pode demorar até 1 dia...
O macho enquanto está  fazendo o ninho mostra-se colorido e com as nadadeiras bem abertas e  freqüentemente rodeia a fêmea no vidro (é um galanteador), cortejando-a e  abrindo bastante os opérculos.
O ninho está pronto... A fêmea está  pronta (com suas listas na vertical)... Solte a fêmea... O macho  procurará leva-la com insistência para debaixo do ninho... Depois de  algumas tentativas, a fêmea cede aos "encantos" do macho...
O  acasalamento ocorrerá em 24 horas, no máximo... O longo abraço nupcial  dura de 3 a 5 segundos cada abraço.
Nos primeiros abraços são  expelidos da fêmea poucos ovos... Depois saem de 20 a 50 ovos e ao todo  são dados uns 8 ou l0 abraços em um tempo total de 1hora, em média...  Estes abraços são o ato sexual do Betta e é uma espécie de ballet, sem  coreografia fixa... A desova no total será de 300 a 1000 ovos  branco-leitosos (amarelados).
A cada soltura de ovos, o macho os pega  no fundo do aquário e os coloca com a boca no ninho...Por isso que a  pouca altura da água é importante (facilita o trabalho do macho e não  impõe aos ovos uma alta pressão, que ocorre se a coluna de for maior).
Retire  a fêmea quando ela estiver escondida em um dos cantos do aquário.  Deixe-a por 24 horas em um vidro com água e 2 gotas de fungicida para  que as possíveis infecções existentes possam ser curadas. O macho toma  conta do ninho, reforçando-o continuamente. A fêmea após a desova pode  comer os ovos e neste instante o macho pode machuca-la...
A eclosão  dos ovos ocorre de 24 a 48 horas após a desova. O ninho fica escuro (são  os filhotes que nasceram). Os filhotes ficam na posição vertical por 3  ou 4 dias, absorvendo como alimento o saco vitelino.
O macho cuida  dos ovos e das larvas (veja o desenvolvimento dos filhotes na próxima  secção). Ele fica sempre consertando o ninho, espalhando os ovos no  ninho para areja-los sempre e devolve para o ninho as larvas que caem  dele, quando elas nascem...
Retirar o macho do aquário após os  filhotes estarem nadando normalmente na posição horizontal (isto ocorre  de 3 a 5 dias após a eclosão) e a partir deste instante se preocupe com a  alimentação dos alevinos (filhotes). Quando iniciar a alimentação dos  filhotes, instale uma pedra porosa fraquinha no aquário... isto quebra a  tensão superficial da água.
Para um crescimento normal dos filhotes,  mantenha sempre a proporção de l0 alevinos por litro...
Aos poucos,  semanalmente, vá acrescentando água nova descansada no aquário, pois a  população é grande.
Por isso é que o aquário de criação deve ser  grande, pois os filhotes ficam nele por aproximadamente 60 dias, quando  então iremos separar os machos (em aquários ou vidros individuais) e as  fêmeas (todas juntas). Se a ninhada for muito grande, dividi-la em  vários aquários é uma boa ação...
NOTAS:
Na fase de acasalamento e  reprodução, o casal não se alimenta. Há casos em que os machos se  desinteressam pelo ninho e saem a procura de alimentos... Isto é raro  ocorrer, mas acontece com alguns machos.
Procure retirar o macho do  aquário com a mão e não com redes, pois a rede poder aprisionar alguns  alevinos nela... Cuidado...
DOENÇAS
Como todos os animais, os  Bettas podem contrair algumas doenças... Fique alerta... Alimente bem  seus peixes... Faças as trocas periódicas da água... Evite quedas  bruscas de temperatura nas estufas, ou nos aquários... Procure alimentar  mais intensivamente (mais vezes por dia) os peixes nos dias mais  quentes...
A defesa orgânica do peixe deve estar perfeita...
As  principais doenças que os Bettas podem ter são: Íctio, Veludo  (Oodinium), Fungos, e existem remédios próprios à venda nas lojas...  Fique tranqüilo...
Às vezes apenas algumas pedrinhas de sal grosso na  água já resolvem nosso problema...
É certo pensar em evitar misturar  águas de Bettas, colocar uma colher em um vidro e depois em outro... No  geral é importante você não dar chances para que a doença se prolifere  em muitos peixes... Fique alerta... Afinal você tem um peixe em cada  vidro e só mesmo um descuido seu pode afeta-los. Cuidado com os  alimentos (verifique a pureza do alimento, vivo ou natural).
Outra  boa dica: evite deixar que muitas pessoas (aquaristas ou curiosos) vejam  sua criação... A criação de peixes é uma coisa pessoal e esta  intimamente ligada com a dedicação, prática e empenho do criador...
PLANTAS  PARA OS BETTAS
Tanto para os pequenos aquários individuais em  que os machos ficam, como para os aquários de criação e até para os de  filhotes em crescimento, podemos e devemos colocar plantas aquáticas que  são importantes no equilíbrio do sistema, dão segurança  aos peixes e absorvem substâncias químicas, purificando naturalmente a  água.
Entre muitas plantas aquáticas, destacamos três que  podem perfeitamente fazer companhia aos Bettas... 
SAMAMBAIA D'ÁGUA  (Ceratopteris thalictroides)
É uma planta boa absorvedora da amônia  da urina dos peixes e gosta de águas tropicais, luz intensa e vivem bem  soltas na superfície.
CABOMBA
Uma planta oxigenadora que gosta  muito de água parada, a exemplo do próprio Betta.
LENTILHA D'ÁGUA  (Lemna minor)
Planta de superfície que mede de 2 a 5 mm de diâmetro e  gosta de muita luz e multiplica-se muito... Possui uma raiz meia  translúcida com 1 ou 2 cm de comprimento... Cultive-a...
NOTA:
Outras  espécies de plantas podem ser usadas em aquários de Bettas... Apenas  procure não utilizar as que possuem folhas finas e duras (Ex.  rabo-de-raposa), pois poderão desfiar as nadadeiras dos Bettas.
FICHA  PRÁTICA GERAL
Nome Popular: Betta, Peixe-de-briga, Combatiente  siamés, Pez luchador, Siamese fighting.
Nome Científico: Betta  splendens (C.T. Regan - 1910). Foi sugerido o nome Betta, pois na região  do antigo Sião (hoje Tailândia, na Ásia), local de origem deste peixe,  vivia uma tribo muito guerreira: Ikan Bettah.
Origem: Arrozais  tailandeses (Siameses), Sri-lanka, Malásia... Vive em charcos, açudes,  córregos, pântanos.
Tamanho: Até 8 cm, com a boca projetada para  cima. Vive em média de 2 a 3 anos. Com 6 meses já são adultos e estão  aptos a reproduzir... Pode viver em águas pobres em oxigênio e em  pequenos vidros com pouca água.
Dimorfismo Sexual: Macho - Mais  colorido e com corpo e nadadeiras maiores. A nadadeira dorsal apresenta I  acúleo e 8 a 9 raios e a anal, II - IV acúleos e 21 a 24 raios... A  linha lateral‚ constituída de 30 a 32 escamas. Nos filhotes, os machos  possuem as nadadeiras mais pontiagudas.
Fêmea - Pardo-amarelada com  uma faixa transversal mais acentuada. Adquira sempre fêmeas de porte  médio e não gordinhas (são jovens).
Temperatura: De 22 a 30   C.  Lembre-se sempre que o peixe é um animal de sangue frio (pecilotérmico) e  quanto maior a temperatura, mais ele se alimenta, cresce e reproduz.
Água/pH:  Gosta de água velha. pH 6,8 a 7,2... os machos vivem bem em potes  individuais. Troque a  água pelo menos 1 vez por semana. Dureza ideal da   água = dH 6 a 8.
Alimentação: Ração em flocos (você deve acostumar  os seus Bettas), tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artemia salina  (viva, congelada ou hidratada), dáfnias, coração de boi cru, vôngole,  patês diversos, caramujos jovens. 2 refeições diárias aos adultos está  muito bom.
Comportamento: O macho fica muito tímido e procura sempre  ficar escondido. As fêmeas em aquários vivem bem juntas e em aquários  mistos. Evite portanto colocar os machos em aquários comunitários.  Procure colocar os Bettas machos em aquários (ou vidros de conservas)  individuais... (ou em beteiras). Deixe as fêmeas em aquários  comunitários, adaptando até um sistema de filtragem (pode ser um filtro  interno, ou externo). O fundo pode ser sem pedrisco (cascalho).  Coridoras podem viver em aquários com fêmeas. (Coloque 1 cada l0 litros  de água). A troca d'água deve ser de 1/4 por mês. Troque a lã do filtro  quinzenalmente.
BIBLIOGRAFIA
Leia muito... Leia sempre... Só assim  você descobrirá os segredos e as regras da Aquariofilia...
- Vieira,  M.I., Alimentos vivos - Ed. Nobel
- Santos, Eurico . Peixes de água  doce - Ed. Itatiaia
- Botelho/Abreu/Rohloff , A Alimentação dos  peixes de aquário . Ed. Nobel
- Axelrod, Herbert R., Atlas - T.F.H. -  Publications Inc.
- Aquarama, Revista
- Maurus, Walt . All About  Bettas
Obra específica sobre Bettas no  Brasil:
- Damazio, Alex . Criando o Betta . Ed.  Interciência
LEIA NO GUIA N  2. CRIAÇÃO PRÁTICA DO LEBISTE, OS TEMAS :
-  Montagem de uma pequena estufa
- Receitas de alguns tipos de patês
-  Artemia salina - Eclosão e criação
São temas também importantes para  a criação do Betta
Fale com o autor (Marcus Marques da Silva) no  telefone 011-7677-4090 ou compareça ao Aquário Público de São Bernardo  do Campo (SP, Brasil) à rua Antonio Simionato, 414.
COMPORTAMENTO
Os  machos se "abrem" todo em presença de outro macho em outro aquário ou  com a própria imagem dele refletida em um espelho, por exemplo
Os  machos Bettas são muito agressivos entre si, e devem portanto viver em  pequenos aquários (ou vidros de conserva) individuais. Em seu país de  origem (Tailândia), existem brigas entre Bettas, com apostas e tudo, do  tipo briga de galo... É muito triste saber disso....
Procure  construir uma estante para você colocar os seus Bettas machos em vidros  individuais... Entre os vidros coloque uma cartolina, para que os Bettas  não fiquem estressados, pois um ficar provocando o outro e a constante  provocação não faz bem para eles... Apenas uma provocação diária de 3  horas‚ bom, pois isso aviva a cor do peixe, o seu instinto de macho e  até colabora numa futura bem sucedida reprodução... para isso retire as  cartolinas 3 horas por dia. O Betta pode pular para fora do aquário,  mas‚ é incrível como ele pode ficar tanto tempo fora d'água... As vezes o  corpo está até ressecado, mas colocando-o de novo na água, o peixe em  pouco tempo se recupera...
SÃO ANABANTÍDEOS (LABIRINTÍDEOS)
Os  Bettas pertencem à família Anabantidae e são parentes dos Tricogasters,  Colisas, Peixes- do-paraíso e dos Beijadores.
Como característica  principal desta família, e é justamente por isso que vivem bem em águas  com baixo teor de oxigênio dissolvido ou em aquários sem nenhum tipo de  filtragem, todas as espécies possuem um órgão na região da cabeça  chamado labirinto, que lhes permite efetuar uma respiração acessória de  ar atmosférico (o Betta respira o mesmo oxigênio do ar (02) que nós  respiramos), além da respiração normal branquial.
RESPIRAÇÃO PELO  LABIRINTO: O peixe apanha uma bolha de ar. O ar vai para o labirinto e o  oxigênio é absorvido diretamente pela corrente sangüínea.
Labirinto:  Conjunto de capilares onde o sangue flui intimamente próximo com o ar,  efetuando as trocas gasosas.
RESPIRAÇÃO BRANQUIAL:
Nota: Nos  parece que a respiração acessória pelo labirinto é tão importante para o  Betta, como a branquial e o peixe não pode viver só com um destes  tipos...Já vimos casos de Bettas "morrerem afogados" em redes que caíram  dentro da aquário e lhe aprisionou.
O órgão Labirinto só se forma no  peixe após 2 ou 3 semanas do nascimento, e nos parece que o segredo do  sucesso na criação do Betta está diretamente relacionado com esta  formação... E por isso que é importante que o aquário de criação esteja  bem tampado e com água numa temperatura média de 27  C e o ar úmido e  quente existente na superfície da água, pois se o pequenino Betta  respirar ar frio, ele pode morrer.
Após a retirada do pai do aquário,  isto quando os filhotes já nadam na horizontal, é bom você instalar uma  pedra porosa bem fraquinha no aquário... É bom para não deixar formar  películas de poeira ou óleo na superfície da água.
Cuidado nesta  fase, com o excesso de comida, que pode poluir a  água dos filhotes, que  ainda não possuem o Labirinto e por isso respiram só pelas Brânquias.
No  inverno, você pode manter Bettas em vidros dentro do aquário,  mergulhando neste um aquecedor de 1 Watt/litro.
Ou manter sua criação  em uma estufa, pois com o frio os Bettas se alimentam menos, crescem  menos e portanto se reproduzem menos.
Na inverno, os Bettas podem  sofrer choques térmicos quando vão à tona da água apanhar uma bolhinha  de ar, que está fria em comparação à temperatura da água, a qual o  aquarista sempre se preocupa em aquecer... cuidado...